Quando vemos uma máquina produzindo incansavelmente nem sempre nos damos conta de que toda aquela estrutura é formada por pequenos dispositivos que, alinhados uns aos outros, dão vida aos equipamentos. Estamos falando das peças para indústria, elementos indispensáveis no funcionamento de máquinas industriais e sobre os quais falaremos a seguir.
Qual é a importância das peças para as máquinas industriais?
As peças industriais formam um conjunto de acessórios com as mais variadas funções. Tudo depende de onde a peça está inserida e do que se espera dela. Mas, em regra, esses objetos:
- Conferem estabilidade à máquina;
- Permitem a execução correta de movimentos;
- Evitam o desgaste, o atrito e o ruído do maquinário;
- Melhoram a resistência, a segurança e a durabilidade do equipamento.
As máquinas desempenham a maior parte do trabalho realizado na indústria, na fabricação dos mais diversos produtos, de inúmeros segmentos. Ou seja, o setor industrial tem uma enorme contribuição para a economia do país. E as peças industriais fazem parte de todo esse processo.
Leia também: O que são correias e para que servem?
Quais são as principais peças para indústria?
Agora que você já sabe qual é a importância das peças para a indústria, vamos conhecer os principais tipos e suas características? Continue com a gente.
Rolamentos
Rolamentos são componentes formados por pequenas peças que permitem o movimento controlado de máquinas e equipamentos. O rolamento substitui o elemento de atrito entre duas partes.
Existem vários tipos de rolamento no mercado e a escolha de cada modelo deve ser de acordo com a necessidade da máquina.
Mancais
O mancal também é um elemento mecânico, que serve de suporte fixo para outros dispositivos que realizam tração mecânica, como o rolamento e o eixo. Algumas versões são o mancal bipartido, o mancal chapa e o mancal monobloco.
Retentores
Como o nome sugere, os retentores têm o papel de reter substâncias líquidas ou gasosas, no interior de uma máquina. Alguns desses fluidos são o lubrificante e a graxa, elementos fundamentais na redução do atrito, da temperatura e do desgaste.
Além de evitar que o líquido escape, o retentor também protege o interior da máquina, evitando que areia, poeira e outras impurezas invadam e contaminem o equipamento.
Correias
As correias são peças circulares, flexíveis, feitas de lona ou de borracha, utilizadas para movimentar objetos com o auxílio de polias. Existem diversas variações de correias no mercado, que se adaptam ao tipo específico da máquina.
Correntes
Feitas de pequenos elementos de ligação, as correntes participam da transmissão de potência das máquinas, nas situações em que as correias e as engrenagens não são utilizadas. As correntes também possuem variações, de acordo com o equipamento que vai utilizá-las.
Embreagens
Peça-chave no sistema de transmissão de força, reduzindo o desgaste de outras peças e melhorando o desempenho dos motores industriais.
Buchas
As buchas são usadas para fixar os rolamentos sem que seja necessário utilizar um apoio para isso. Devido às suas muitas funções, é uma peça com grande aplicação no segmento industrial.
Como escolher as melhores peças para indústria?
Como vimos, as peças industriais desempenham um papel muito importante no funcionamento de maquinários. Sem elas, o equipamento simplesmente não trabalha ou não entrega toda a sua eficiência.
Por esta razão, é imprescindível escolher peças de alta qualidade na hora de montar um equipamento ou substituir peças danificadas. Um elemento que não funciona direito ou que sofre danos rapidamente compromete todos os demais integrantes do equipamento, além de aumentar os custos da empresa.
A seguir, algumas dicas que podem ajudar na hora de adquirir as melhores peças industriais para o seu maquinário:
Avalie a necessidade da máquina
Essa dica é bem óbvia, mas deixada de lado muitas vezes. Como vimos, existem muitas variações de peças no mercado e nem todas operam da mesma forma. Há casos, inclusive, de peças feitas sob medida para atender a uma necessidade única do equipamento. Então, seja objetivo no que deseja.
Leia também: Rolamentos: tudo que você precisa saber
Escolha marcas reconhecidas
As marcas mais conhecidas do mercado costumam ser as que mais investem em produtos de qualidade. Então, resista à ideia de escolher peças mais baratas, de marcas das quais nunca ouviu falar e invista no que você já sabe que funciona.
Tenha um fornecedor de confiança
O fornecedor é importante, pois o tempo da entrega da peça pode influenciar diretamente na produtividade da fábrica. Portanto, reforce a necessidade do cumprimento de prazos ao fechar uma parceria.
Além disso, verifique se as peças vendidas são de boa procedência e, se possível, procure saber como foi a experiência de compra de outros consumidores com a empresa.
Outro detalhe que deve ser observado é o atendimento do pós-venda desse fornecedor. Como funciona o suporte da equipe quando você entra em contato e solicita uma informação? Provavelmente será parecido após efetuar a compra.
Avalie o custo-benefício
Peças de qualidade costumam ter um valor mais alto, como sabemos. Em contrapartida, oferecem durabilidade e resistência, ou seja, excelentes benefícios que vão evitar a substituição a curto prazo.
Então, foque neste objetivo e prefira peças industriais que tenham o melhor custo-benefício possível para a sua empresa.
Verifique se as peça são atualizadas
Os componentes industriais também passam por modernização e, assim, ganham mais resistência, durabilidade, facilidade no manuseio, e outras melhorias. Procure saber se o seu fornecedor ou a marca escolhida investe em aperfeiçoamento dos seus produtos.
Quando substituir as peças para indústria?
Para saber o momento certo de substituir as peças industriais usadas no seu maquinário, a dica é investir em manutenção preventiva. É durante a supervisão regular que todos os equipamentos são vistoriados e possíveis falhas são encontradas.
A manutenção preventiva evita que pequenos desgastes se transformem em problemas ainda maiores, comprometendo o funcionamento total da máquina e, consequentemente, todo o processo produtivo.
Crie um planejamento de manutenção preventiva, listando as máquinas existentes e definindo datas para a averiguação de todas elas. Cumpra o cronograma rigorosamente.
Outra dica é contar com a observação dos operadores do maquinário. Por estarem em contato frequente com o equipamento, é muito mais fácil para essas pessoas perceber que há algo de errado ou de diferente.
Observe também o aspecto estético da máquina e a forma como ela se comporta. Nesse caso, busque por vazamentos, ruídos, aumento da temperatura, amassados, fissuras, barulhos irregulares, baixa eficiência e outros sinais fora do normal.
Por fim, siga as orientações do fabricante para aumentar a vida útil do produto.
Leia também: Como fazer manutenção de máquinas industriais
Como substituir peças para indústria?
Após identificar o problema da máquina e depois de escolher a peça industrial adequada para o seu equipamento, é hora de fazer a substituição do objeto em questão. Como fazer isso?
Em primeiro lugar, leia com atenção o manual do fabricante. Ele foi criado exatamente para orientar sobre a forma correta de utilizar cada produto e evitar danos ou avarias por mau uso.
Em seguida, conte com uma equipe técnica especializada nesse tipo de trabalho, evitando delegar a tarefa para pessoas não capacitadas. Técnicos da área são experientes e conseguem identificar e solucionar problemas com exatidão. Com eles, a sua máquina ficará muito mais segura e a sua produção também.
Caso não haja na empresa uma equipe específica de manutenção, tenha guardado em um lugar de fácil acesso o contato de empresas que realizam esse serviço e verifique a disponibilidade do atendimento de urgência, caso seja necessário em algum momento.
Como aumentar a durabilidade das peças para indústria?
As peças industriais podem ter a sua durabilidade prolongada ou reduzida de acordo com a forma que são utilizadas. A seguir, confira algumas dicas simples que vão aumentar a vida útil das suas peças e do seu maquinário.
Leia o manual de instruções
O manual de instruções reúne todas as informações necessárias para o uso adequado da máquina e das peças. Deixe-o em local visível e de fácil acesso.
Faça a manutenção corretamente
A manutenção de todos os equipamentos deve ser feita periodicamente e rigorosamente, por pessoal capacitado e com uso de peças de qualidade na substituição dos itens desgastados.
Fique atento ao funcionamento da máquina
Os equipamentos costumam dar sinais de que algo não vai bem. Por isso, observe se a máquina está trabalhando mais devagar, se está esquentando muito, se faz barulhos acima do normal e informe tudo à equipe de manutenção.
Escolha peças duráveis
Peças com boa durabilidade e resistência influenciam positivamente na vida útil de máquinas e equipamentos e devem ser sempre a sua prioridade.
Observe o local de uso da máquina
O local de instalação da máquina deve ser adequado ao uso do equipamento. Essas informações estão disponíveis no manual de instruções e são importantes para evitar esforço excessivo do equipamento, barulhos, quedas e outros incidentes.
O que observar nesse caso? O nivelamento do piso, a incidência direta do sol, infiltrações, proximidade com outros equipamentos etc.
Treine a equipe
O treinamento da equipe deve ser feito com dois intuitos: o primeiro é capacitá-los para a operação correta da máquina e, desta forma, evitar danos por mau uso.
O segundo motivo é facilitar a identificação de possíveis problemas no equipamento durante o seu uso diário. Com isso, a equipe técnica consegue trabalhar com mais precisão na hora de avaliar cada equipamento.
Invista em higienização
Vimos que uma das peças industriais muito comuns é o retentor que, além de evitar vazamentos, protege o interior da máquina de sujidades presentes no local. Para redobrar esse cuidado, mantenha o ambiente industrial sempre limpo, livre de poeira e de quaisquer outras substâncias que possam danificar o seu maquinário.
As melhores peças para a indústria estão na IMDEPA
Na IMDEPA, você encontra diferentes peças para a indústria, com a melhor variedade e qualidade do mercado. A IMDEPA é referência em comercialização e distribuição de peças para diversos segmentos, como o automotivo, agrário e industrial. Confira o nosso catálogo.